Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação lança catálogo atualizado de todos os laboratórios da UPE

A Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (Propegi) da Universidade de Pernambuco disponibiliza a versão online do Catálogo de Laboratórios, que reúne informações de 175 centros de estudo e pesquisa instalados em todas as unidades de educação e de saúde da UPE no estado.

Com 265 páginas, o documento lista os serviços oferecidos, as áreas de pesquisa e os equipamentos instalados por campus em cada área de conhecimento. Também constam os endereços, telefones, nomes de todos os coordenadores e seus e-mails oficiais de contato. O catálogo, no formato de revista eletrônica, pode ser acessado através do link http://www.upe.br/catalogodelaboratorios.

O levantamento foi iniciado em 2019 e tem como objetivo apresentar dados que possam facilitar o intercâmbio de pesquisadores da UPE e também de instituições parceiras. Comemorando os seus 30 anos de fundação, a Universidade de Pernambuco reforça o seu compromisso com  o desenvolvimento do estado, contribuindo para criar oportunidades de trabalhos colaborativos que visem solucionar os diversos problemas de nossa sociedade.

Para a construção deste catálogo, supervisionado pelo coordenador geral de Pesquisa da Propegi, Marcelo Alves Ramos, considerou-se o termo “laboratório” no seu sentido mais amplo, como um espaço de produção do conhecimento científico, artístico e cultural, e ainda como espaço de promoção de atividades de ensino e extensão. Segundo o professor, o catálogo será atualizado periodicamente, “visto que o trabalho dos docentes e da gestão universitária é constante, na busca por novos financiamentos para reestruturação e criação de espaços de pesquisa na UPE”.

Os laboratórios da UPE integram três grandes áreas de conhecimento: 1) Ciências da Vida; 2) Ciências Exatas e Tecnológicas; 3) Humanidades. Todas as informações foram checadas e os dados reenviados para conferência e confirmação das unidades.

No Recife, os centros de estudos e os equipamentos instalados na UPE estão distribuídos da seguinte forma: Escola Politécnica de Pernambuco (20), Escola Superior de Educação Física (5), Faculdade de Administração e Direito de Pernambuco (1),  Faculdade de Ciências Médicas (3), Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (12), Faculdade de Odontologia de Pernambuco (7), Instituto de Ciências Biológicas (24) e Instituto de Inovação Tecnológica (7).

Pelos campi do interior do estado, os laboratórios da UPE estão em Arcoverde (4), Caruaru (5), Garanhuns (11), Mata Norte (23), Mata Sul (1), Petrolina (34), Salgueiro (1) e Serra Talhada (5).

O catálogo apresenta ainda a estrutura existente nas três unidades de saúde do Complexo Hospitalar da UPE: Hospital Universitário Oswaldo Cruz (10), Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (1) e Pronto-socorro Cardiológico de Pernambuco (1).

De acordo com o pró-reitor Sérgio Campello, o objetivo é fazer com que estes serviços estejam sempre ao alcance da comunidade acadêmica da UPE, dos pesquisadores parceiros e também da própria população.

Para mais informações, acesse: http://www.upe.br/pos-graduacao-e-pesquisa/pesquisapropegi.html

UPE convoca docentes e servidores para participar de mapeamento situacional da Covid-19

A Comissão Setorial de Retomada das Atividades Presenciais na Universidade de Pernambuco inicia nesta segunda-feira (26) um levantamento para conhecer a situação de adoecimento por Covid-19 dos docentes e servidores técnico-administrativos da UPE.

Os professores e funcionários dos centros de ensino e das unidades de saúde que compõem o Complexo Hospitalar da UPE devem responder ao questionário disponível no link https://forms.gle/2KLQmerJwYjPCtN87 até o dia 9 de agosto.

As respostas ajudarão a estabelecer o percentual de vacinados por grupos e facilitar o planejamento do retorno total das atividades presenciais na UPE assim que as autoridades sanitárias permitirem.

Pré-vestibular gratuito da UPE tem início no fim de semana

Os feras do Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (Prevupe) devem acordar cedo neste sábado (24). Às 8h30 começa a maratona preparatória para quem pretende ingressar no ensino superior com uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio.

A aula inaugural será de Geografia, com os professores Iwelton Pereira e Luciana Coutinho. Às 13h30 será a vez do conteúdo de Biologia, a cargo do professor Jóia.

No domingo (25), o sistema se repete nos mesmos horários com Literatura (8h30, professor Aguinaldo Gomes) e Espanhol (13h30, professora Carol Bello). Haverá ainda a primeira aula de Inglês, às 14h30, com a professora Beth Camelo.

A transmissão será feita pelo canal de YouTube da Universidade de Pernambuco (UPE nas Redes) e plataforma virtual de aprendizagem.

ATENÇÃO: Os candidatos selecionados farão suas matrículas nos dias 28 e 29 de julho através do portal www.upenet.com.br. A carga horária total do Prevupe é de 288h.

Gratuito, o Prevupe é exclusivo para estudantes do 3º ano e/ou egressos do Ensino Médio da rede pública (EJA Médio, Travessia Médio e Normal Médio). Ao todo, foram disponibilizadas 10.200 vagas em 43 municípios do estado, sendo 1,2 mil somente no Recife.

As aulas serão ofertadas aos sábados em horário integral, aos domingos pela manhã e, quando houver necessidade, no domingo à tarde. Haverá ainda atividades assíncronas durante a semana.

Os locais de funcionamento do Prevupe por município, com endereço e telefone, constam no edital, assim como todo o cronograma do processo seletivo.

O Prevupe é uma realização conjunta da UPE (através da sua Pró-reitoria de Extensão e Cultura - PROEC), do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE) e da Secretaria de Educação e Esporte de Pernambuco (SEE-PE).

A ação de extensão é promovida desde 1999, com a ampliação contínua de polos em novos municípios.

Programa do HUOC/UPE sobre práticas e saberes no SUS abre novas inscrições

O programa de extensão Saberes e Práticas no SUS: Discutindo Promoção da Saúde está recebendo inscrições de novos participantes. Elas podem se feitas no período de 26 de julho a 31 de agosto.

Aprovado no Edital PFA/UPE nº 001/2021, o programa é vinculado ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) da Universidade de Pernambuco (UPE) e desenvolve atividades na Região Metropolitana do Recife e em Palmares (Zona da Mata Sul).

Podem se inscrever discentes de graduação e pós-graduação, incluindo residentes em Saúde da Universidade de Pernambuco e instituições parceiras.

Os selecionados nessa primeira etapa serão convidados a participar da Roda de Conversa via Google Meet.

As atividades previstas estão distribuídas nas seguintes linhas de ação:

a) Pode Respirar! Discutindo Promoção da Saúde no SUS/UPE: Formação em Promoção da Saúde, Tabagismo e Redução de Danos; Ciclo de Estudos e Debates em Saúde Pública do projeto de extensão Pode Respirar; Formação em A Centralidade da Família na agenda das políticas setoriais: Desafios e enfrentamentos para profissionais de Saúde.

b) Prevenção e Enfrentamento de Violências no âmbito da Saúde Pública: Formação em Prevenção e Enfrentamento de Violências no âmbito da Saúde Pública: Desafios e enfrentamentos para profissionais de Saúde.

c) HIV/AIDS: Impactos da atual conjuntura no enfrentamento da epidemia: Formação em HIV/AIDS: Impactos da atual conjuntura no enfrentamento da pandemia.

d) Serviço Social e Políticas Sociais no Brasil: contribuições para o debate: Formação em Competências Profissionais e Políticas Sociais; Projetos de Intervenção no contexto da saúde pública; Ciclo de Oficinas para produção de conhecimento.

e) Partilhando Saberes e Práticas nas Mídias: Produção e alimentação de Página para o Programa de Extensão nas Mídias Sociais, alimentando com as atividades e informações vinculadas.

Inscrições e informações adicionais diretamente neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf-NQkZMTzaQIKbvy0CkznNhCkCUeaqrZ-nsHp_Q36atloM9A/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

Divulgado resultado final do Programa de Fortalecimento Acadêmico da UPE

 

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade de Pernambuco divulgou o resultado final do Edital de Extensão relativo ao Programa de Fortalecimento Acadêmico (PFA 01/2021).

Ao todo, foram aprovados para financiamento 62 projetos, sete eventos e sete cursos que deverão ser realizados no período de 2 de agosto de 2021 a 9 de dezembro de 2022. Outros 40 projetos foram aprovados, mas sem indicação de recursos.

A UPE disponibilizou do seu orçamento R$ 280 mil para a execução destas atividades de fomento em todas os campi da universidade. Entre os projetos aprovados estudos sobre cultura das comunidades quilombolas, exercícios para diabéticos, produção de vinho de açúcar do Agreste, ensino de xadrez e produção de podcasts.

Para a escolha das atividades foram levados em consideração os seguintes critérios: a) Creditação da atividade; b) Impacto da ação; c) Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade e d) Articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

O critério de financiamento obedecerá, obrigatoriamente, a ordem de classificação das propostas, definida na avaliação. Recursos não utilizados por uma modalidade serão redistribuídos com as demais.

A relação completa pode ser conferida neste link: http://www.upe.br/edital-pfa-de-extens%C3%A3o-01-2021.html